quarta-feira, 6 de abril de 2016

Sequência 8: Tintas coloridas



Trata-se de uma tarefa sobre equivalência.
Séries/anos nas quais ela pode ser aplicada: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Foi desenvolvida na turma das professoras: Turma de 7º ano em parceria com a professora Carla.

Objetivo: Identificar a equivalência “A cada 2 doses de amarelo, junto 3 doses de azul”.


Tarefa:

      1)      A Joana pintou as paredes do seu quarto com uma cor que criou, misturando as cores amarelo e azul. Para cada duas doses de amarelo juntou três doses de azul.

a)      Se a Joana colocar num recipiente 45 doses de azul, quantas doses de amarelo deverá juntar para obter a cor que criou? Justifique sua resposta.

b)      Se a Joana colocar num recipiente 14 doses de amarelo e 15 doses de azul obtém a cor com que pintou as paredes do seu quarto? Justifique sua resposta.

c)      E se a Joana colocar num recipiente 18 doses de amarelo e 27 doses de azul obtém a cor que inicialmente usou ?Justifique sua resposta.


A. Respostas esperadas:
a) 3 x 15 = 45 e 2 x 15 = 30
b) Não são equivalentes, pois7 x 2 = 14 e 7 x 3 = 21...
c) São equivalentes, pois 2 x 9 =18 e 3 x 9 = 27

B. Potencialidades da tarefa:
·         Compreender a equivalência  entre as doses de tinta amarela e azul (das 2 doses de amarelo equivale a 3 doses de azul).
·         Resolução de problemas através da equivalência até chegar no 45 e multiplicando a partir do número 15, a razão.
·         Compreensão do significado do sinal de igual, a equivalência, o que relacionam com o resultado de uma operação.
·         Argumentam sobre as Grandezas Diretamente Proporcionais (GDP), em que apontam que se a dose de azul aumentar diretamente a dose de amarelo também aumenta.
·         Refletem a partir da proporcionalidade das duas quantidades.

C. Descrição de como foi a tarefa
Profa. Carla - 7º ano
Esta tarefa foi realizada com alunos de um 7º ano, no ano de 2014, numa escola privada. A pesquisadora contou com a colaboração da professora de matemática desse 7º ano que realizou as filmagens e fez algumas intervenções durante a realização das tarefas pelos alunos e na socialização coletiva  com todos os grupos. Surgiram muitas discussões e generalizações no qual os alunos usaram diversos conhecimentos matemáticos na resolução da tarefa.
Foi entregue aos alunos cópia da tarefa. A mesma foi realizada em grupos com 5 alunos.
Quando os alunos foram convidados a realizar a tarefa ficaram entusiasmados. Os grupos foram formados e nas observações percebi que ficaram comprometidos e envolvidos nas discussões. Registravam seus pensamentos discutindo e pensando nessa escrita, preocupados em deixar claro o que estavam querendo dizer, pois sabiam que se tratava de uma pesquisa na qual suas ideias matemáticas estavam sendo investigada. No momento de socialização eles laçaram suas ideias aos colegas e registraram na lousa procurando justificá-las.
A pesquisadora fez a leitura do enunciado da tarefa junto com os alunos fazendo as intervenções e questionamentos conforme suas respostas para eles generalizassem. Logo, com a realização da tarefa nos grupos a pesquisador fez a socialização da mesma com toda sala de aula. Foram socializadas e discutidas as ideias de cada grupo. Nota-se que todos chegaram num consenso de equivalência.