Trata-se de uma tarefa sobre equivalência.
Séries/anos nas quais
ela pode ser aplicada:
6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Foi desenvolvida na
turma das professoras:
Turma de 7º ano em parceria com a professora Carla.
Objetivo:
Identificar a
equivalência “A cada 2 doses de amarelo,
junto 3 doses de azul”.
Tarefa:
1)
A
Joana pintou as paredes do seu quarto com uma cor que criou, misturando as
cores amarelo e azul. Para cada duas doses de amarelo juntou três doses de
azul.
a)
Se
a Joana colocar num recipiente 45 doses de azul, quantas doses de amarelo
deverá juntar para obter a cor que criou? Justifique sua resposta.
b)
Se
a Joana colocar num recipiente 14 doses de amarelo e 15 doses de azul obtém a
cor com que pintou as paredes do seu quarto? Justifique sua resposta.
c)
E
se a Joana colocar num recipiente 18 doses de amarelo e 27 doses de azul
obtém a cor que inicialmente usou ?Justifique sua resposta.
|
A.
Respostas esperadas:
a) 3 x 15 = 45 e 2 x 15 = 30
b) Não são equivalentes, pois7 x 2 = 14 e 7 x 3 = 21...
c) São equivalentes, pois 2 x 9 =18
e 3 x 9 = 27
B.
Potencialidades da tarefa:
·
Compreender
a equivalência entre as doses de tinta
amarela e azul (das 2 doses de amarelo equivale a 3 doses de azul).
·
Resolução
de problemas através da equivalência até chegar no 45 e multiplicando a partir
do número 15, a razão.
·
Compreensão
do significado do sinal de igual, a equivalência, o que relacionam com o
resultado de uma operação.
·
Argumentam
sobre as Grandezas Diretamente Proporcionais (GDP), em que apontam que se a
dose de azul aumentar diretamente a dose de amarelo também aumenta.
·
Refletem
a partir da proporcionalidade das duas quantidades.
C. Descrição de como
foi a tarefa
Profa. Carla - 7º ano
Esta tarefa foi realizada com
alunos de um 7º ano, no ano de 2014, numa escola privada. A pesquisadora contou
com a colaboração da professora de matemática desse 7º ano que realizou as
filmagens e fez algumas intervenções durante a realização das tarefas pelos
alunos e na socialização coletiva com
todos os grupos. Surgiram muitas discussões e generalizações no qual os alunos
usaram diversos conhecimentos matemáticos na resolução da tarefa.
Foi entregue aos alunos cópia da
tarefa. A mesma foi realizada em grupos com 5 alunos.
Quando os alunos foram convidados a
realizar a tarefa ficaram entusiasmados. Os grupos foram formados e nas
observações percebi que ficaram comprometidos e envolvidos nas discussões.
Registravam seus pensamentos discutindo e pensando nessa escrita, preocupados
em deixar claro o que estavam querendo dizer, pois sabiam que se tratava de uma
pesquisa na qual suas ideias matemáticas estavam sendo investigada. No momento
de socialização eles laçaram suas ideias aos colegas e registraram na lousa
procurando justificá-las.
A pesquisadora fez a leitura do enunciado
da tarefa junto com os alunos fazendo as intervenções e questionamentos
conforme suas respostas para eles generalizassem. Logo, com a realização da
tarefa nos grupos a pesquisador fez a socialização da mesma com toda sala de
aula. Foram socializadas e discutidas as ideias de cada grupo. Nota-se que
todos chegaram num consenso de equivalência.