quarta-feira, 2 de março de 2016

Sequência 5: “Padrões Geométricos”

A tarefa contempla a regularidade presente na sequência a partir de um padrão geométrico.
Séries/anos nas quais ela pode ser aplicada: 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA.
Foi desenvolvida na turma das professoras: Cidineia.
Essa tarefa foi elaborada a partir do texto de Radford (2013).

Objetivos: Espera-se que o aluno seja capaz de:
·         Identificar a regularidade na sequência, estabelecendo relações entre a forma, cor e posição.

Materiais entregues aos alunos: Folha impressa com as tarefas.
Tarefa 1:

1. Observe as imagens abaixo. O seu desafio é descobrir qual é o padrão.

 


a) Essa sequência tem um segredo. Você já descobriu qual é? Conte suas descobertas.
b) Agora que já descobriu o segredo, o desafio é: desenhe abaixo como ficaria a próxima figura, o termo 5.
c) E como ficaria o 10º termo? Desenhe:
d) Como você descobriu?

Tarefa 2:
1)      No ano passado, com a turma do 3º ano fizemos algumas tarefas sobre padrões. A aluna Monique também descobriu vários segredos sobre a sequência que estamos investigando. Ela desenhou o 8º termo da seguinte forma, vejam:

Termo 8


a) Ao explicar para a sala, várias dúvidas surgiram. O que acham que pode ter acontecido?



A. Respostas esperadas para cada item:
1. a) Há o mesmo número de quadrados brancos na primeira e na segunda linha e sempre se mantém o quadrado preto.
b) O 5º termo será:
 
 
 
c) O 10º termo será formado por 20 quadrados brancos (10 em cima e 10 embaixo) e 1 quadrado preto.
d) Espera-se que o aluno tenha percebido que a quantidade de brancos é sempre a mesma e ela é igual ao número da figura (ou do termo).

2. Espera-se que os alunos percebam que faltou um quadrado branco na primeira linha.

B. Potencialidades da tarefa:
            O desenvolvimento da tarefa possibilitou-nos compreender que essa tarefa incentiva:
·         Apropriação da linguagem, em que utilizam as palavras: padrões, sequências numéricas, termo, etc...
·         Generalização pelos alunos indo além da tarefa proposta, propondo desafios com números maiores, exemplo: 12 mais 1 (preto) são 13 em cima e 12 embaixo, isso aconteceu também com o número 500, 1000 etc...
·         Diferentes formas de estabelecer relações entre os números.
·         Muitos alunos estabelecem relações entre o total de figuras e a posição da figura (relação numérica e não geométrica).

C. Descrição de como foi a tarefa em sala de aula:
C1. Prof.ª Cidinéia - 3º ano

Os alunos que participaram destas reflexões foram crianças entre 8 e 10 anos que fazem parte do 3º ano do Ensino Fundamental. As tarefas desenvolvidas foram produzidas por mim a partir da leitura do texto de Radford (2013) no grupo, em que trazia esse exemplo de padrão geométrico.
Estavam presentes 26 alunos que se organizaram em duplas e trios.
Com as folhas das tarefas já distribuídas os alunos iniciaram a leitura das tarefas, discutindo em duplas e expondo as ideias, não houve problemas de compreensão ou mesmo a não realização. Buscaram estabelecer relações com as regularidades presentes na tarefa do “Colar de contas”.
A professora acompanhou no decorrer da resolução das tarefas e das discussões, procurando intervir para que chegassem a algumas conclusões, pois ficou forte entre eles a presença dos quadrados brancos, em que faziam a contagem dos brancos, isolavam o quadradinho preto e tentavam generalizar dando exemplos com números maiores.

D.  Algumas considerações coletivas do grupo quanto à aplicação da tarefa:
            Essa tarefa foi aplicada apenas para verificarmos se os alunos brasileiros davam respostas semelhantes às relatadas por Radford (2013). Embora no texto o autor não especifique em que ano tal tarefa foi trabalhada na sua pesquisa, os alunos da professora Cidinéia surpreenderam, ao se mostrarem capazes de perceberem o padrão e serem capazes de generalizar para números maiores.