Projetos e Publicações

NACARATO, Adair Mendes, PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. A formação do professor que ensina matemática, perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte, Autêntica, 2008.
 


Com a preocupação de fomentar a discussão e a reflexão sobre a formação do professor que ensina Matemática, este livro traça um painel de perspectivas sobre o tema e apresenta resultados de pesquisa sobre a formação docente no campo da Educação Matemática. Em compasso com a demanda da profissionalização docente, os autores debruçam-se sobre diversos pontos que interessam a quem está envolvido com a área, ao lançar luzes às seguintes questões: formação inicial e continuada de professores de Matemática, relação dos docentes com o saber e com a prática pedagógica, constituição da identidade profissional, processos colaborativos para o desenvolvimento pessoal e profissional, entre outras. “A compreensão dos professores sobre processos de desenvolvimento humano, da mesma forma que sobre a aprendizagem, é importante para que possam ter um manejo de aula adequado; selecionar tarefas apropriadas e guiar o processo de aprendizagem dos alunos.”
 
 
NACARATO, Adair M.; GOMES, Adriana Ap.Molina; GRANDO, Regina Célia. 
Experiências com Geometria na escola básica: narrativas de professores em 
(trans)formação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008. 







O livro traz narrativas de professores da 
escola básica, participantes de um 
Grupo de Estudos e Pesquisas em 
Geometria, localizado institucionalmente 
na Universidade São Francisco. O grupo 
é constituído por professores 
acadêmicos, professores de matemática 
da escola básica, pós-graduandos em 
Educação e graduandos em matemática. 
O livro traz as experiências de seus 
participantes, bem como discussões 
epistemológicas do pensamento 
geométrico. 
Esse livro destina-se a formadores de 
professores e professores da escola 
básica. 








NACARATO, Adair M.;  GRANDO, Regina Célia. 
Estatística e Probabilidade na Educação Básica: Professores Narrando sua Experiências. Mercado de Letras. Campinas, 2013



Esta publicação revela o fazer integrador entre a produção científica e o processo de ensino e aprendizagem da escola. Comprova a importância do trabalho colaborativo entre a universidade e a escola através de um processo dialógico entre pesquisadores e professores, que supera as orientações e as intervenções e auxilia, de fato, os professores a se constituírem pesquisadores, investigadores de sua própria prática. Ao narrar o seu fazer pedagógico, o(a) professor(a) explicita sua capacidade produtiva de promover aprendizagem em estocástica, traduzindo para a ação docente e discente as recomendações e as discussões presentes no cenário nacional e internacional das pesquisas em educação estocástica... Constitui-se em uma contribuição importantíssima para a educação matemática, em particular, para o contexto brasileiro, devido à socialização de tarefas que muito auxiliarão os colegas professores a repensarem suas aulas e a perceberem que o trabalho com estatística e probabilidade precisa ir muito além da construção e da leitura de tabelas e gráficos e/ou do trabalho com jogos, se quisermos promover uma educação estocástica que permita o desenvolvimento de um pensamento científico mais elaborado e a leitura de sua realidade com maior amplitude. (Celi Espasandin Lopes)


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